quarta-feira, junho 04, 2008

Devem estar no gozo...

Esta é outra parecida com a diminuição do IVA de 21% para 20%, só serve para mandar areia para os olhos!
Está a ser estudada a nova proposta para a lei das licenças de maternidade! Ora para quem não sabe eu passo a explicar.

Neste momento a lei diz que:
- terá a duração minima de 4 meses pagos a 100%
- se gozar os 5 meses é a 80%.


Caso a lei que está a ser estudada, carinhosamente conhecida por a lei dos 12 meses, seja aprovada passa a ser:
- o minimo de 5 meses pagos a 100%
- se gozar os 6 meses é a 85%
- caso se queira gozar os 12 meses, os primeiros 6 meses são pagos a 85% e os restantes 6 pagos a 25%


Ora digam-me lá se isto não é gozar com a malta?
Quem é que hoje em dia, com as dificuldades com que vivemos se pode dar ao luxo de tirar um ano de licença de maternidade a ganhar apenas 25% sobre o vencimento durante 6 meses? Muito pouca gente pode fazer isso!
E ainda dizem que querem incentivar a taxa de natalidade! Ora grande incentivo!
É do conhecimento geral que na maioria dos países desenvolvidos a licença de maternidade é de um ano (12 meses) a ganhar a 100%, a terem direito a berçarios, infantários e pré-escolar de borla, inclusive todos os serviços médicos são gratuitos para menores de idade.
Nós por cá temos, muitos poucos berçarios do estado ou subsidiados, um filho numa creche custa um balúrdio, já para não falar depois na escola com livros e material escolar. No outro dia uma amiga minha disse-me "É incrivel, mas na primárias as professoras já pedem aos pais para comprarem lápis da Carandache! Eu comecei a usar eses lápis no secundário!" Para quem não sabe, são simplesmente a marca de lápis de cor mais cara do mercado, que tomara muito estudante de artes no secundário poder comprar.
O preço das fraldas é o que é, a mensalidade de um berçario particular é mais de metade do meu vencimento e não ganho mal, um simples carrinho de bébe custa no minimo 150€, já para não falar no leite para os bebés, a roupinha, a alcofa, o ovo, o creme de corpo, o creme da cara, a loção do banho, o champoo e sei lá mais o que... E no que é que o estado ajuda? Onde é que estão os incentivos de natalidade?

Raio que os parta a todos!


Pipoca

7 comentários:

emigra disse...

Tem muita razao sim senhora (heheh)!! Eu se não fosse para a rua roubar não sei como é que dava comida aos 5 putos que tenho lá em casa!!

Agora a sério, vê as coisas pela positiva: tens mais um mês a 100% - passa de 4 para 5, não é? Já não é mau de todo. Mas estás já a preparar o 2º, é?

Morgenita disse...

Oh querida, então não estás a ver que é para isso tudo que servem os 38 euros mensais que estão a pagar de abono de familia por criança até um ano de idade? Com esse dinheiro todo, dá pra comprar isso tudo para duas crianças e ainda andar a jantar fora todos os dias! Palhaços!

Bjocas

Anónimo disse...

Tal como te disse hoje, e como diz a emigra:

- 5 meses a 100% é melhor que 4 a 100%
- 6 meses a 85% é melhor que 5 meses a 80%.

Always look on the bright side of live... :)

Anónimo disse...

LIFE! LIFE!

Always look on the bright side of LIFE!

Mara & Sérgio disse...

Claro que e melhor! Mas por isso mesmo e que eu fiz a comparacao com a historia do IVA, tambem e melhor pagar 20% de Iva do que pagar 21%. Mas noa deixa de nos manter atras da maioria dos paises europeus.
Emigra, nao! O Afonso sera o unico filho pelo menos por muitos e muitos anos. Se ainda me apetecer la para os 40 anos volto a pensar no assunto.
Morgenita, os abonos sao outra palhacada, tens toda a razao. Mas deixa la, como eu costumo dizer nao ha bife, comesse nervo!
N., lol, o teu positivismo vem sempre ao de cima. E para mim, lidar com pessoas assim e muito bom, mantem o equilibrio, sim porque eu sou tipo Che Guevara.

Lobka disse...

Eu acho que é bom!
Não te esqueças que há muito pouco tempo eram 3 meses... sem possibilidade, nem escolha de mais tempo. As coisas levam o seu tempo... e há-de chegar o dia que se poderá ficar um ano com 100% do ordenado... é preciso calma!
Bjokas

Sónia Curado disse...

Olá! Encontrei o teu blog através do baby boom e não podia deixar de comentar. O verdadeiro incentivo à natalidade neste país é quando não nos deixam pôr as fraldas descartáveis, que como se sabe custam os olhos da cara, no IRS sem um atestado médico a dizer que os bebés são alérgicos às fraldas de pano. É quando os cremes/loções para a crosta láctea, muito comum nos recém nascidos, não são comparticipados pelo estado e pagam a taxa de IVA mais alta. E podia estar aqui o resto do dia...
É bom sermos positivos e claro que é óptimo a licença ser alargada até aos 5 meses (a minha mãe há 21 anos só teve direito a 1mês), mas há outras coisas que me parece serem totalmente descabidas numa política natalista que o estado português tenta implementar. Acho que não é por aí...
O comentário já vai longo, por isso, espero que tenhas uma hora pequenina e que tudo corra bem contigo e com o teu bebé.

Um beijinho
Sónia
http://pensamentosdatuamama.blogspot.com/