Esta é outra parecida com a diminuição do IVA de 21% para 20%, só serve para mandar areia para os olhos!
Está a ser estudada a nova proposta para a lei das licenças de maternidade! Ora para quem não sabe eu passo a explicar.
Neste momento a lei diz que:
- terá a duração minima de 4 meses pagos a 100%
- se gozar os 5 meses é a 80%.
Caso a lei que está a ser estudada, carinhosamente conhecida por a lei dos 12 meses, seja aprovada passa a ser:
- o minimo de 5 meses pagos a 100%
- se gozar os 6 meses é a 85%
- caso se queira gozar os 12 meses, os primeiros 6 meses são pagos a 85% e os restantes 6 pagos a 25%
Ora digam-me lá se isto não é gozar com a malta?
Quem é que hoje em dia, com as dificuldades com que vivemos se pode dar ao luxo de tirar um ano de licença de maternidade a ganhar apenas 25% sobre o vencimento durante 6 meses? Muito pouca gente pode fazer isso!
E ainda dizem que querem incentivar a taxa de natalidade! Ora grande incentivo!
É do conhecimento geral que na maioria dos países desenvolvidos a licença de maternidade é de um ano (12 meses) a ganhar a 100%, a terem direito a berçarios, infantários e pré-escolar de borla, inclusive todos os serviços médicos são gratuitos para menores de idade.
Nós por cá temos, muitos poucos berçarios do estado ou subsidiados, um filho numa creche custa um balúrdio, já para não falar depois na escola com livros e material escolar. No outro dia uma amiga minha disse-me "É incrivel, mas na primárias as professoras já pedem aos pais para comprarem lápis da Carandache! Eu comecei a usar eses lápis no secundário!" Para quem não sabe, são simplesmente a marca de lápis de cor mais cara do mercado, que tomara muito estudante de artes no secundário poder comprar.
O preço das fraldas é o que é, a mensalidade de um berçario particular é mais de metade do meu vencimento e não ganho mal, um simples carrinho de bébe custa no minimo 150€, já para não falar no leite para os bebés, a roupinha, a alcofa, o ovo, o creme de corpo, o creme da cara, a loção do banho, o champoo e sei lá mais o que... E no que é que o estado ajuda? Onde é que estão os incentivos de natalidade?
Raio que os parta a todos!
Pipoca